segunda-feira, 20 de junho de 2011

Samu 192 capacita funcionários do Aeroporto de Vitória em primeiros socorros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está promovendo desde essa segunda-feira (13/06/2011) um treinamento do corpo de voluntários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) e do Aeroporto de Vitória em primeiros socorros. Haverá ainda uma simulação de atendimentos a acidentes aéreos.

Aproximadamente 50 profissionais estão sendo capacitados em atendimentos a desmaios e convulsões, queimaduras graves, traumas, hemorragias, intoxicação, engasgo, suporte básico de vida, entre outros casos envolvendo adultos e crianças.

A médica Julianna Vaillant e a enfermeira Alessandra Fernandes, do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192, são as responsáveis pelo treinamento. Julianna explica que o objetivo do curso, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é dar orientações em saúde à comunidade aeroportuária para que os voluntários saibam como agir em situações de emergência, principalmente em acidentes com múltiplas vítimas, até a chegada de ambulâncias.

O curso tem duração de cinco dias e inclui aulas teóricas e práticas, nas quais são utilizados bonecos para treinamento de situações como massagens cardiorrespiratória. Na próxima terça-feira (21), encerrando o curso, será realizada uma simulação de atendimento a vítimas de um suposto acidente aéreo, com uma aeronave em desuso, próximo à pista de pouso do Aeroporto Eurico Salles.

A simulação será coordenada pelo Samu 192 e também terá a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Infraero e atendimento pré-hospitalar do município de Serra.

Toda a ação será registrada e cronometrada, desde a saída das ambulâncias até a chegada ao local do acidente, assim como toda a montagem da cena de socorro e o atendimento às vítimas.

A simulação, promovida pela Gerência de Segurança da Superintendência do Aeroporto de Vitória, é realizada anualmente para atender às normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sepaer), do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br