sábado, 7 de novembro de 2015

10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) no Estado do Espírito Santo

A partir do ano de 2005, o Estado do Espírito Santo não seria mais o mesmo. Estava nascendo um serviço de excelência no âmbito de melhorias do atendimento primário na saúde da população Capixaba.

O serviço foi inaugurado na região da Grande Vitória em 07 de Dezembro de 2005. O processo seletivo iniciou em meados do mês de julho e contou com profissionais vindo da região Sul do País, que além da seleção, também ficaram responsáveis pelo treinamento do pessoal, que seria os pioneiros do serviço aqui em nosso Estado.

No primeiro Ano do serviço, muitas barreiras foram quebradas, o novo sempre assusta. A idéia de ter um serviço que tem autoridade sanitária, que possui autonomia no encaminhamento de clientes a Rede Pública de Saúde de referência com a Bombástica VAGA ZERO, criou um inimigo silencioso. O SAMU era visto como uma fábrica de pacientes pelos serviços, pois antes estes usuários não tinham a chance de chegar a uma unidade especializada com vida, provavelmente morriam no trajeto ou no próprio local de sinistro. Lógico que, não posso deixar de mencionar que a Rede de Saúde Pública estava muito precária nesta época. Faltava leitos de internações, salas de emergências lotadas, falta de equipamentos básicos para atendimentos, falta de profissionais, ou seja, péssimas condições de trabalho. Mas com o passar do tempo houve um avanço significativo na Saúde do Estado, duas grandes estruturas hospitalares foram inauguradas, sendo o Hospital Dr Jaime Santos Neves e o Novo Hospital São Lucas, e várias Unidades de Pronto Atendimento. Ainda não é uma Rede de Saúde Pública ideal, mas estamos observando progressos importantes.

A população hoje reconhece que o SAMU faz sua parte e é primordial para um bom atendimento. Mas por incrível que pareça, após 10 anos de serviço, ainda temos pessoas inconsequentes, que insistem numa prática injustificável de ligar para o número 192 para brincar, passar trote, pessoas sem noção do risco que isto acomete. A linha fica ocupada, enquanto outro usuário que realmente necessita de atendimento é excluído do seu direito de um atendimento especializado que poderá salvar vidas. É lamentável que existem pessoas ainda imaturas que brincam com vidas alheias, e o pior muitos são adultos( patologicamente creio que anencéfalos).

Mas temos muito o que comemorar, 10 anos de serviços prestados: 10 anos de parcerias bem sucedidas, 10 anos de orientações Médicas qualificadas, 10 anos de complicações amenizadas, 10 anos de nascimentos acompanhados, e principalmente, de: 

10 anos de vidas salvas.





SAMU 192, um dia você pode precisar...

Salvar vidas, esta é a nossa missão,
Aliviar a dor no momento de sofrimento,
Muitos procuram, poucos precisam...
Um dia sorrimos, no outro choramos... 

192 é só discar, para uma vida salvar...


"Prestar socorro à população em casos de urgência é a finalidade do SAMU. O socorro é feito após chamada para o telefone 192. a ligação é gratuita."