terça-feira, 27 de julho de 2010

Região Serrana terá ambulâncias do Samu

O reforço será para Venda Nova, Marechal Floriano e Domingos Martins. Estima-se que mais de 65 mil pessoas sejam beneficiadas.

Tarcísio Oliveira - Da Redação Multimídia


A saúde pública vai ganhar reforço nas cidades de Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano e Domingos Martins. É que os municípios fazem parte do projeto de expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para começar o atendimento, duas ambulâncias foram disponibilizadas.

A implantação deste serviço vai agilizar o atendimento de emergência na região. A prioridade é para os casos em que há risco de morte ou traumas. O valor destinado à expansão é de R$ 1,52 milhão por ano. Estima-se que 65.779 pessoas sejam beneficiadas.

A cidade de Venda Nova do Imigrante já conta com uma base com ambulância. Ela fica no Hospital Padre Máximo, mas para acioná-la é importante ligar para um número específico. "Os moradores que necessitarem do serviço do Samu deverão ligar para o número 192, nunca para o telefone do Hospital Padre Máximo. Embora a base esteja provisoriamente instalada no Hospital, o mesmo não tem governabilidade sobre o serviço", diz a secretária de Saúde, Leiliane Scheideger.



Reivindicação:

O município de Marechal Floriano também terá um veículo. "A ambulância vai ficar no quartel do Corpo de Bombeiros e vai funcionar como UTI móvel. Há muito tempo estávamos vendo a possibilidade dessa parceira, e agora conseguimos implantar o Samu no município", diz a secretária de Saúde Yara Pacheco.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a escolha por essas cidades é pela proximidade com a BR 262. O objetivo é diminuir o tempo para realizar os atendimentos nos locais onde acidentes graves ocorrem com frequência.

Os casos que ocorrem em Domingos Martins, que está no raio de atuação dessas ambulâncias, também serão atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário