sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Motolância, moto que será usada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

Motolâncias por Letícia Gonçalves - gazeta online


As motolâncias devem estar nas ruas até o final do ano, mas de acordo com a coordenadora do Samu, Engre Beilke, ainda não há uma data definida. Os técnicos em enfermagem já passaram por treinamento em direção, com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também para serem os primeiros a prestar o socorro às vítimas.

A coordenação está "agilizando" para que o serviço comece o mais rápido possível, ainda segun. Enquanto isso, as cinco motos permanecem na Central de Ambulâncias do Samu, em Vitória. Elas devem atender aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari.

O Espírito Santo foi um dos três Estados beneficiados do país com o serviço de motolância do Samu, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes em casos de atendimento de urgência e emergência.

Os técnicos vão contar com kit mobilizador que contém um desfibrilador portátil e equipamentos para mobilizar a vítima, como, coletes cervicais e talas.

As motos chegaram no Estado há mais de um ano, mas o curso de capacitação só começou em junho. A direção do Samu 192 informou, na época, que a documentação necessária para liberação das motos foi enviada pelo Ministério da Saúde somente em dezembro. De acordo com a assessoria da Sesa, a partir deste momento pode ser feito o processo de emplacamento, legalização dos veículos e marcação do treinamento com a Polícia Rodoviária Federal.

Um comentário: