sábado, 15 de outubro de 2011

vagas para SAMU192 de CONDUTOR, ENFERMEIRO E TÉCNICO DE ENFERMAGEM, MÉDICO, TELEFONISTA, OPERADOR DE FROTA

PROCESSO SELETIVO ISCMV 006/2011

Contatos:

Email:
lucianokobe@saude.es.gov.br/ larissamacedo@saude.es.gov.br

Telefone

(27) 3233-1086 / (27) 3233-3060


Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES
Processo Seletivo Simplificado SAMU 192
Para o preenchimento de vagas de CONDUTOR, ENFERMEIRO E
TÉCNICO DE ENFERMAGEM, MÉDICO, TELEFONISTA, OPERADOR DE
FROTA, o candidato cumprirá as seguintes etapas:
1. Entrega de currículo (17 a 22/10);
2. Prova teórica-prática (31/10 e 01/11));
3. Entrevista (07 e 08/11);
4. Psicotécnico;
5. Exames médicos admissionais.
Todas as etapas acima serão de caráter eliminatório.


Segue os pré-requisitos de cada cargo:
 CONDUTOR:
- Ser maior de 21 (vinte e um) anos;
- Experiência comprovada em Carteira Profissional (CTPS) ou declaração
em papel timbrado do órgão empregador, sendo o empregador órgão público,
de no mínimo 1 (um) ano como Condutor de Veículo de Emergência em
Atendimento Pré-Hospitalar Móvel;
- Possuir Curso de Condutor de Veículo de Emergência atualizado
conforme portaria 168/04 DENATRAN;
- Nada Consta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) datado deste
mês;
- Conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o
território abrangido pelo serviço de atendimento pré-hospitalar móvel;
- Apresentar-se com Currículo e cópia simples dos seguintes
documentos:
- Comprovante de conclusão do ensino médio;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D ou E;
- Comprovante de experiência profissional;
- Comprovantes dos cursos que constarem no currículo.
- Comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de
locação de imóvel.
 ENFERMEIRO E TÉCNICO DE ENFERMAGEM:
- Experiência profissional comprovada de no mínimo 1 (um) ano em
serviço de saúde voltado ao atendimento de urgências e emergências (Sala
de Emergência, UTI, Atendimento Pré-Hospitalar Fixo ou Móvel);
- Apresentar-se com Currículo e cópia simples dos seguintes
documentos:
- Certificados dos cursos na área de urgência;
- Carteira do conselho de classe ou protocolo de cadastro no
COREN-ES;
- Comprovante de experiência profissional;
- Documento com foto, válido em todo território nacional;
- Comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de
locação de imóvel.
 MÉDICO:
- Experiência profissional comprovada em serviço de saúde voltado ao
atendimento de urgências e emergências (Sala de Emergência, UTI,
Atendimento Pré-Hospitalar Móvel ou Fixo);
- Residência Médica e/ou Cursos de Suporte Avançado de Vida (ex.:
ACLS, ATLS, PHTLS, etc.);
- Estar devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina de sua
jurisdição;
- Apresentar-se com Currículo e cópia simples dos seguintes
documentos:
- Conselho de classe;
- Documento com foto, válido em todo território nacional;
- Diploma de graduação;
- Residência Médica e/ou Curso de urgência;
- Comprovante de experiência profissional;
- Comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de
locação de imóvel.
 TELEFONISTA AUXILIAR DE REGULAÇÃO MÉDICA:
- Cursos pertinentes ao cargo de telefonista que constarem no currículo;
- Ensino médio completo;
- Ter conhecimento de informática e digitação;
- Apresentar-se com Currículo e cópia simples dos seguintes
documentos:
- Documento com foto, válido em todo território nacional.
- Comprovante de conclusão do ensino médio;
- Comprovação de curso de informática básica e digitação;
- Certificados dos cursos;
- Comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de
locação de imóvel.
 OPERADOR DE FROTA:
- Cursos pertinentes ao cargo de rádio-operador que constarem no
currículo;
- Ensino médio completo;
- Ter conhecimento de informática e digitação;
- Ter conhecimento da Linguagem Internacional do Código “Q”
- Conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o
território abrangido pelo serviço de atendimento pré-hospitalar móvel;
- Apresentar-se com Currículo e cópia simples dos seguintes
documentos:
- Documento de identidade com foto, válido em todo território
nacional.
- Comprovante de conclusão do ensino médio;
- Comprovação de curso de informática básica e digitação;
- Certificados dos cursos;
- Comprovante de residência no nome do candidato ou contrato de
locação de imóvel.
 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
Segue a Bibliografia recomendada para a prova teórica dos cargos de
Condutor, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Médico.
a) Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às
Urgências/Ministério da Saúde. – 3. ed.ampl. – Brasília: Editora do
Ministério da Saúde, 2006. 256 p.: il. – (Série E. Legislação de Saúde);
b) Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado – PHTLS - 6° edição.
NAEMT/ELSEVIER.
c) Bibliografia enfermagem:
Brunner&Suddarth: Tratado de Enfermagem médico-cirúrgica.
Potter, Patricia Ann: Fundamentos de Enfermagem, 2009, 7ª Edição.
d) Destaques das Diretrizes da American Heart Association2010 para RCP
e ACE.
(disponível no site www.santacasavitoria.org).
e) Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.
f) Regulação Médica das Urgências – Ministério da Saúde.
g) Mecânica Básica (apenas condutor);
h) Manual para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos –
ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química (apenas
condutor);
i) Código Brasileiro de Trânsito (apenas condutor).

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Informação sobre I Congresso Brasileiro de Regulação Médica (SAMU 192)

Notícias - NEP SAMU 192
Escrito por NEP SAMU Fortaleza   
Qui, 05 de Maio de 2011 09:52
I Congresso Nacional de Regulação Médica

Regulação Médica: Um Desafio no Pré-hospitalar

O NEP SAMU 192 - Regional Fortaleza, tem o prazer de sediar o I Congresso Brasileiro de Regulação Médica, dias 12, 13 e 14 de novembro de 2011, em Fortaleza - Ceará.
Local do evento: Escola de Saúde Pública do Ceará
Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles
Fortaleza-CE
CEP 60165-090

COMISSÃO ORGANIZADORA


  • Maria Assunção Ferreira de Sousa
  • Esther Nascimento da Cunha
  • Haroldo Alves Ponte
  • Márcia Virginia Rebouças
  • Cláudio Roberto Freire de Azevedo
  • Ozanan Dionísio Júnior


INTRODUÇÃO:

A proposta da Política Nacional de Atenção às Urgências é o desafio de transformar o que começou como um órgão único (SAMU com Central de Regulação e Ambulâncias) separado da Rede Assistencial, numa Central Médica de Regulação das Urgências que regula toda a Rede Assistencial e também as Ambulâncias do SAMU 192, numa inversão total dos valores da atualidade.
O SAMU tem, como missão, chegar ao cidadão acometido por uma urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica ou psiquiátrica nos primeiros 5 a 10 minutos após o agravo, prestando atendimento adequado no local e transporte a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao SUS, quando necessário, após estabilizado.
Isso somente é possível com o uso da Telemedicina, através de uma Central de Regulação das Urgências, quando se consegue sempre chegar no local do agravo em 5 a 10 minutos, tendo em um lado da linha um médico e do outro lado um solicitante. Dessa forma conseguimos orientar manobras básicas de Suporte Básico de Vida até que a unidade móvel apropriada chegue ao local e assuma o controle da situação.

OBJETIVOS:

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do SAMU 192 - Regional Fortaleza, através de seu Sistema de Ensino à Distância, congrega conteúdo de diversos tipos voltados para atividade de Educação à Distância em Urgência Médica,  favorecendo desta forma o treinamento contínuo de seus profissionais, o de outros órgãos do município de Fortaleza, outras esferas administrativas, bem como a comunidade.
Atualmente existem 10 cursos em andamento com mais de 600 participantes: Regulação Médica (96 participantes), Gestão, Coordenação Médica 24h e Qualidade de Atendimento (17 participantes), Capacitação em Urgências para o APH Fixo (Saúde Bucal – 93 participantes; Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade – 61 participantes; Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – 52 participantes), Suporte Básico de Vida (73 participantes), Capacitação de Preceptores em Urgência (19 participantes), Atendimento a Múltiplas Vítimas (122 participantes), Capacitação para Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica e Rádio-operadores (74 participantes).
Após dois anos de educação permanente, o NEP celebra o trabalho de seus tutores, preceptores, professores, estagiários e educandos promovendo discussões que tentem esclarecer pontos polêmicos, tanto nessa nova atividade que é o exercício da Telemedicina através da Regulação Médica, quanto na regulação do sistema e gestão exercidos pelo Médico Regulador.
É com este objetivo que realizamos o I CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO MÉDICA, promovendo debates e proposições sobre os temas que representam os maiores desafios no exercício da Telemedicina em todos os serviços e equipes do país. Na perspectiva de compor as Redes Integrais de Atenção à Saúde o congresso contemplará aspectos da gestão dos sistemas, operacionalidade dos serviços e formação profissional dos que fazem parte deste símbolo nacional.
PÚBLICO ALVO:
Todos os estudantes e profissionais de saúde, trabalhadores do Atendimento Pré-hospitalar Móvel e Fixo (APH-Móvel e Fixo), trabalhadores do Atendimento Hospitalar e Pós-hospitalar, trabalhadores de todos os níveis de Atenção à Saúde (Atenção Primária de Saúde – APS, UPAS, Estratégia NASF, Atenção Secundária e Terciária de Saúde), Gestores Municipais e Estaduais de Urgência e Emergência e Administradores das Centrais de Regulação e Complexos Regulatórios.
INVESTIMENTO:
  • Cursos Pré-congresso: Estudantes R$ 40,00 – Profissionais R$ 60,00
  • Congresso: Estudantes R$ 90,00 – Profissionais R$ 200,00
Agendem-se para visitar nossa ensolarada Fortaleza, no feriado prolongado de 15 de novembro de 2011.
A Coordenação
nA proposta é o desafio de transformar o que começou como um órgão único (SAMU com Central de Regulação e Ambulâncias) separado da Rede Assistencial, numa Central Médica de Regulação das Urgências que regula toda a Rede Assistencial e também as Ambulâncias do SAMU 192, numa inversão total dos valores da atualidade.
Última atualização em Seg, 12 de Setembro de 2011 13:01
 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SAMU 192

Salvar vidas, esta é a nossa missão,
Aliviar a dor no momento de sofrimento,
Muitos procuram, poucos precisam...
Um dia sorrimos, no outro choramos... 

192 é só discar, para uma vida salvar...

Como e quando acionar o SAMU 192 ?


Telefone único em todo o Brasil: disque 192

Quando você precisar do serviço do Samu ou se deparar com uma situação de emergência, mantenha a calma e explique a situação ao atendente. Algumas dicas podem facilitar o seu atendimento:
  • Não grite, tente mantenhar a calma e o equilíbrio;
  • Informe o endereço correto com número da residência ou cor da mesma;
  • Se possível, ao repassar o endereço, informe um ponto de referência como mercado, padaria, farmácia, etc.
  • Responda as perguntas do médico;
  • Em casos de acidentes não toque na vítima;
  • Não peça ajuda a todos os números de emergência, senão, haverá o deslocamento desnecessário de muitas equipes ao local;
  • Esteja sempre ao lado da vítima;
  • Siga as orientações do médico até a ambulância chegar.
Essas dicas são importantes e podem fazer toda a diferença na hora do atendimento. E lembre-se sempre que sua intenção for ajudar alguém envolvido em acidente, certifique-se das informações, se for possível verifique se familiares ou conhecidos da vítima estão por perto.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Orientações sobre acidentes no Trânsito

No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de transito, porém acredita-se que estes números são maiores pois as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. Até 15 de fevereiro já morreram 703 pessoas nas rodovias federais, resultado de 13.400 acidentes. Em todo o mundo o transito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.

CAUSAS MAIS COMUNS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados. Principais imprudências determinantes de acidentes fatais no Brasil: por ordem de incidência:

Velocidade excessiva;

Dirigir sob efeito de álcool;

Distancia insuficiente em relação ao veiculo dianteiro;

Desrespeito à sinalização;

Dirigir sob efeito de drogas.

Fatores determinantes das imprudências:

Impunidade / legislação deficiente;

Fiscalização corrupta e sem caráter educativo;

Baixo nível cultural e social;

Baixa valorização da vida;

Ausência de espírito comunitário e exacerbação do caráter individualista;

Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.


ELEMENTO HUMANO NA DIREÇÃO

O veículo a motor, como qualquer outra máquina, exige que o ser humano esteja qualificado tecnicamente e mentalmente para opera-lo seguramente. O cidadão comum não dispõe de qualquer outra maquina ou dispositivo que lhe dê a sensação de tanto poder. Um indivíduo com um carro importado de alto valor pode cometer todo tipo de infração apenas para satisfazer seu ego, ao passo que um indivíduo com carro velho e de baixo valor pode cometer os mesmos tipos de infrações também para satisfazer seu ego.

No mundo atual o veículo a motor é o meio mais barato e mais fácil que o cidadão comum possui para extravasar seu estado emocional, tanto para o bem como para o mal. Como nos países subdesenvolvidos (até pela própria natureza de subdesenvolvimento) o número de pessoas dotadas de estado emocional voltado para ações negativas é muito grande, por esta razão o trânsito transforma-se em verdadeira carnificina.

A velocidade fascina o ser humano, a ponto de correr simplesmente pelo prazer de correr, mesmo que não tenha nenhum objetivo a ser atingido.

Para que uma pessoa responda adequadamente a determinado estimulo, é necessário que esteja "alerta", caso contrário poderá causar um acidente. Este estado de "alerta" é afetado por muitos fatores, fazendo com que as pessoas respondam com maior ou menor rapidez em situações de emergências.

O intervalo de tempo entre o reconhecimento de uma situação perigosa e a ação de resposta a esta situação é chamado de tempo de reação, e depende da condição física e do estado emocional do indivíduo.

O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde é de aproximadamente 0,75 segundos. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação.


Fatores que influenciam o tempo de reação:

Definitivos: idade, deficiência física (visão, audição, paralisias etc.);

Temporários: enfermidades passageiras (resfriado comum, dor de cabeça etc.), álcool, drogas, medicamentos, estado emocional

ÁLCOOL E DROGAS - podem retardar consideravelmente o tempo de reação. As estatísticas americanas de acidentes no transito indicam que o álcool está envolvido em quase 50 % dos acidentes com mortes. Alguns especialistas indicam que dependendo da pessoa, apenas dois copos de cerveja podem fazer seu tempo de reação aumentar para 2 segundos.

ESTADO EMOCIONAL - também pode retardar os reflexos e o tempo de reação de um motorista. O indivíduo que trás para o volante suas preocupações de: emprego, salário, conjugais, e frustrações decorrentes de seu dia a dia, poderá alterar muito seu tempo de reação principalmente em função do baixo nível de concentração na atividade de dirigir.
Indivíduos imaturos também constituem um grupo de grande propensão para o acidente no trânsito uma vez que sua necessidade de auto-afirmação faz com que hajam impulsivamente e agridam e desrespeitem os direitos e a vida das outras pessoas. Este tipo de comportamento é altamente difundido no trânsito brasileiro.

CONDIÇÃO PROVOCADA DE ACIDENTE INEVITÁVEL

Muitos indivíduos ao conduzirem seus veículos criam condições ideais e irreversíveis para que o acidente ocorra, isto normalmente ocorre em função da completa ignorância em relação aos fatores causadores dos mesmos. Usando a tabela acima facilmente identificaremos tais fatores que proliferam em grande intensidade nas rodovias e ruas brasileiras.

Reação normal + distancia incompatível com a velocidade - tornado impossível a parada de emergência, no momento necessário;

Reação retardada + não reconhecimento de tal situação + distância incompatível com velocidade. Parada impossível e situação irreversível;

Reação retardada + reconhecimento da situação + distância incompatível com a velocidade. Parada impossível.

No Brasil o número de acidentes causados pela imprudência dos motoristas, batendo na traseira do veículo que vai a frente, é tão grande, que a jurisprudência considera quem bate atrás como culpado. A mídia está repleta de depoimentos de motorista causadores acidentes que afirmam que os "freios" de seu veículo não funcionaram a tempo de evitá-lo.


PROCEDIMENTOS QUE JÁ SALVARAM MUITAS VIDAS

Jamais dirija após ingerir bebidas alcoólicas - porém se desejar fazê-lo, reconheça que seu "tempo de reação" ficará alterado e, portanto procure dirigir em velocidades muito mais baixas do usual na via que estiver trafegando.

Não utilize drogas antes e nem durante a condução de veículos. Embora algumas drogas sejam usadas para estimular habilidades, com relação ao "tempo de reação" produzem efeito comprovadamente contrário;

Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir;

Mantenha sempre distância de segurança em relação aos outros veículos;

Utilize sempre e adequadamente os dispositivos de segurança;

Respeite e procure entender a razão da sinalização de transito, isto poderá evitar um acidente;

Evite colocar - se em uma condição causadora de acidente;

Finalmente, considere que todo acidente pode e deve ser evitado.


http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/artigos/4_transito.htm

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tecnologia para pacientes cardíacos atendidos pelo SAMU 192

Tecnologia para pacientes cardíacos atendidos pelo SAMU 192

Além da novidade das motolâncias, as unidades de UTI móveis do Samu 192 também contam com outro recurso tecnológico para agilizar os atendimentos. O Projeto Telemedicina foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde, e tem o objetivo de agilizar o atendimento a pessoas com problemas cardíacos.

Através de um aparelho acoplado em um celular, é possível o médico acompanhar, de longe, o estado dos batimentos cardíacos do paciente.

Seis ambulâncias de UTI do Samu estão equipadas com o monitor cardíaco. Porém, segundo o Samu, esse procedimento só é utilizado em casos de extrema urgência.

Motolâncias agora são realidade no SAMU 192 ES

Socorro em acidentes mais rápido com motolâncias
O objetivo é chegar mais rápido aos locais das ocorrências, aumentando a chance de salvar vidas
Vitor Ferri e Mayra Bandeira - NOTÍCIA AGORA



As motolâncias e os socorritas/pilotos (conheça a equipe mais abaixo)


Após dois anos de espera, os capixabas contam, finalmente, com o serviço de quatro motolâncias (motocicletas com equipamentos de primeiros socorros, para atendimentos rápidos) do Serviço de Atendimento Móvel de Emergências (Samu 192).

As motolâncias já estão nas ruas desde a última segunda-feira, dia 1º. Existe uma quinta moto, mas ela só será utilizada se uma outra tiver de ir para a manutenção.

Cada ocorrência aciona duas motos com um técnico de enfermagem cada uma, treinados para oferecer os primeiros atendimentos. Um dos objetivos é chegar mais rápido aos locais das ocorrências. Por isso, duas motos ficarão localizadas numa base em Cariacica e outras duas ficarão na base do Samu, em Vitória.

Desde a última segunda-feira, foram realizados oito atendimentos com as motos, a maioria de acidentes de trânsito. Num deles, a motolância chegou cinco minutos antes da UTI móvel.

As motolâncias funcionam apenas como um serviço de apoio. "A moto não vai para todo atendimento. A prioridade são os casos mais graves", explica a coordenadora-geral do Samu no Estado, Engre Beilke.

Após a sua chegada ao local da chamada, sempre será enviada uma ambulância para complementar o socorro e fazer o deslocamento do paciente até um hospital, caso seja preciso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as motolâncias vão funcionar apenas no período diurno e, de preferência, quando não estiver chovendo, devido ao alto risco de queda dos condutores.

Agilidade no atendimento vai diminuir as mortes

Com a velocidade do deslocamento até o paciente e os primeiros-socorros prestados, o novo serviço pode salvar mais vidas. Segundo a médica-cirurgiã Flávia Lemos Moura Ribeiro, do Hospital Dório Silva e do Apart Hospital, um dos benefícios é o tempo de resposta ao atendimento.
"O tempo de diagnóstico é importante para diminuir a mortalidade dos pacientes. Com esse atendimento básico, feito pelas motolâncias, haverá diminuição de tempo de internação, lotação de hospitais e até evitará sequelas", observa.

Cada moto terá um técnico de enfermagem, que foi treinado pela Polícia Rodoviária Federal com aulas de direção. Os atendimentos serão feitos em duplas. As motos vão dar apoio ao atendimento das UTIs móveis. "As motos estarão equipadas com desfribilador automático (aparelho usado em parada cardiorrespiratória), oxímetro (dispositivo que mede a quantidade de oxigênio no sangue) e até algumas medicações", explica a coordenadora-geral do Samu no Estado, Engre Beilke.
As motos serão acionadas por meio do telefone 192 (Samu), como acontece com as unidades móveis. O médico na Central vai definir qual recurso (carro ou moto) será encaminhado primeiro, dependendo do local da chamada e também da unidade que está mais próxima do local.

Conheça alguns socorristas da motolância:

Nome: Ruanito Fernandes, 29 anos (esquerda)

Formação: técnico de enfermagem. A exemplo dos demais, tem cursos de atendimento hospitalar, da PRF e do Samu.

Nome: Renato Félix, 26 anos (ao lado de Ruanito)

Formação: técnico de enfermagem. Ele tem cursos na área de atendimento hospitalar, da PRF e do Samu.

Nome: Waldir Couto Júnior, 31 anos (ao lado de Jaciglei)


Formação: ele também é técnico de enfermagem, com cursos na área de atendimento hospitalar, da PRF e do Samu.

Nome: Jaciglei Santos Costa, 26 anos (direita)

Formação: técnico de enfermagem, com cursos de atendimento hospitalar, da Polícia Rodoviária Federal e do Samu.